MINEIRO FAZ DA BAIANA FAMINTA UMA FAZENDEIRA.

Meus amigos do Piauí gente das letras, acham minhas histórias tristes. Realmente são não invento nada. Conto.

Ano 1932 um boiadeiro de Minas Gerais vinha de Paraíso Goiás, hoje Tocantins. Errou o caminho para Minas e saiu no sul baiano Planalto. Era tempo de uma seca braba. Muita fome e morte por causa da seca em todo nordeste.
O boiadeiro chegou com seus parceiros, em uma casinha pobre onde não havia mais animais nenhum, como porcos, cabras e galinhas, as que não morreram foram comidas pela família.
O viajante pede pousado e comida. O sertanejo falou que podia arranchar, mas comida fazia uma semana que não comiam nada. Aí ocorreu uma cena triste...  o dono da casa ofereceu uma moça, que apesar da miséria era bonita, a única que tinha um pouco de carne, os outros eram só ossos. 
O mineiro ficou chocado com tanta miséria, jogou uma guaiaca, bolsa de couro, na mesa e mandou o homem comprar alimento para comerem por um ano. Disse o boiadeiro dinheiro ganho outro, mas não devemos aproveitar das pessoas em estado de desespero.
Ponderou um pouco e falou para pobre homem, como sou solteiro se ela quiser podemos casar e  morar em Espinosa Minas Gerais. Ainda levou  toda família. Estes não mais passaram fome. A moça hoje é fazendeira  no norte  de Minas.
Um boiadeiro mineiro de bom coração muda a vida dos baianos.


NHODÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?