MENINO SERTANEJO CONCENTRADO NO QUE FAZIA.

Havia um menino no sertão, Dom Inocencio, Piauí, perto de Salgado que não era chegado aquele estudo, que mais desmotiva que ensina. Sua avó uma mulher analfabeta, foi quem fez o moleque aprender alguma oisa. Dizia a avó deste Gury:
—Meu filho, homem precisa ler e fazer contas falava sua avó. O menino focava pensando no que dizia sua avó...

Uma coisa era certa, este menino não gostava de estudar, achava sem valor no sertão de seu tempo. Queria ser tropeiro, sanfoneiro e valentão acabador de forrós, ou caçador matador de gato que o couro dava dinheiro.
Mas o pequeno tinha um poder de concentração invejável em muitos jovens bem nutridos de hoje. 
Certa estava na feira de São João do Piauí, um tio comprava uma carga de milho medida no prato de madeira. O pirralho olha e contava junto a mulher que vendia o milho.
Chegou uma hora que o menino disse que ela erara na conta. Seu tio confiou na palavra do menino, tiveram de medir de novo, a criança estava certa. 
Na feira, é como diz um escritor piauiense é uma escola, lá se aprende de tudo um pouco, aprendiz de camelô Cineas Santos.
Quem dera hoje este, aquele menino hoje velho, velho ter aquela concentração em suas leituras e observação da vida em geral.


NHODÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?