UM BALAIO APANHOU DA MÃE PEQUENA.

Os balaios, de Santo Onofre Dom Inocêncio Piauí, não tenho certeza se têm alguma relação com a Balaiada na história do Piauí x Maranhão, acho que é mesmo apelido de balaio um cesto de cipó. Plácido casado com Pequena gerou muitos filhos, entre eles havia um José Plácio muito esperto sempre ganha de seu irmão Florêncio mais velho. Um dia foram uma festa, mas na condição de voltar cedo porque iam trabalhar nos Largos. Uma propriedade de Plácido. Deu uma hora da tarde e nada de Plácido parar para um descanso. Diz José que Florêncio chegou desejar à morte, a ter de ficar na alavanca e no sol cavando buracos para fazer cercas. Segundo José teve de animar o irmão, meio mole, dizendo que quando chegasse à noite descansavam e dormiam.
Outra vez José respondeu sua mãe Pequena porque ela falou que a casa estava cheia de machos e faltando lenha em casa. José disse que Pequena sua mãe, falava aquilo com ele e Florêncio, mas com seu pai duvidava. Pequena deu uma surra em José, ora com chicote, ora com palmatória, quase não parava de bater. Chegou um momento em que José resolveu reagir, mas Pequena era uma cabocla alta e forte do povo de Angical, mistura de negro com índio,Pequena ganhou na luta. Com esta atitude apanhou ainda mais. Florêncio por ser mais molão escapou desta surra.
É isso, naquele tempo filho não podia responder aos pais, nem por isso tinham problemas psicológicos; bater também é pedagógico na educação sertaneja.


AdãodesousalinA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?