GABRIEL FEZ UNB E A CATEDRAL DE BRASILIA.


Como já falei Miguel Valente, como Ananias marido da Nanor, que teve uma empresa de ônibus para São Paulo foi tropeiro antes de ser prefeito e empresário em Canto do Buriti Piauí. Gabriel foi amigo de Miguel Valente esse fez obras na vila que Miguel tinha perto da cidade de Canto do Buriti. No tempo de tropeiros dos dois viajaram muito para Petrolina e Oeiras, Piauí.
Contam que em 1956. Gabreil estava em Canto do Buriti e Juscelino Kubitschek estava em campanha para presidente. Miguel Valente era amigo de JK, e indicou Gabriel para fazer algumas construções em Brasília. Como a UNB (Universidade de Brasília) e a Catedral. Gabriel era bom pedreiro e religioso, tinha prazer em construir duas obras importantes para o país, que ele nasceu. Voltou nas cabeceiras e levou mais cinco pedreiros: Marcelino seu filho, Firmo do Salgado, Joanas irmão de Firmo da Vazante, Romão da Volta ou maroto e Deodato Arselino do Riacho Piaui Carpina. Foram no caminhão de Nanor de Canto do Buriti Piauí. Nanor recebeu de JK uma jardineira onde iniciou viagens para São Paulo.
Chegando onde hoje é Brasília Gabriel foi apresentado ao Oscar Niemayer. Que foi perguntando se Gabriel sabia ler desenho, Gabriel disse que pouco, não sabia nada; mas sabia fazer o que o arquiteto pedisse. E fez bonito. Sendo elogiado por arquitetos do mundo inteiro, que visitaram Brasília.
Aós terminar essa obra Gabriel dançou na inauguração de Brasília um forró tocado pelo sanfoneiro. Meirinho um paulista mandado da gravadora Chanceler.
Jk pagou Gabreil e seus pedreiros nota dez, ainda mandou um avião da FAB levá-los até Petrolina Pernambuco.
Esse fato, eu soube de sobrinho de Gabriel se foi verdade, não tenho certeza. Sei que fora amigo de Miguel Valente um tropeiro no início de carreira na vida comercial e política em Canto do Buriti Piauí.

NHOZINHO XV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?