FOME PERTURBA TROPEIROS À NOITE NO PIAUÍ.

Até 1960 os comerciantes de Moreira e Poção, Dom Inocêncio Piauí, iam buscar mercadorias em Petrolina Pernambuco. Com tropas até Ouricuri Bahia de lá pegavam caminhão. Pedro Ferreira, Zé Beto seu gerente Zezinho filho de Zé Bento e Abel da Maria Toca de Boa Vista do Gabriel. Plinio de Poção seu filho Inácio, Estevão Romão e Eusébio do Lourenço. Saiam carregados com peles de bode e outras coisas traziam Açúcar, Sal tecido, rapadura, cachaça e fumo entre outras coisas. Uma viagem de (15 a 20) dias ida e volta.
Viajavam juntos, Plinio e Pedro e seus ajudantes. Zé Bento era o gerente de Pedro Ferreira. Estevão de Plinio, homem que dava conta de ouro em pó. Quando pousava pela noite em Porteiras do Gonçalo perto de Rosilho, nessa noite toda ninguém dormiu. Abel, um negro sem pai filho de Maria Toca, este nome era porque ela comprava pouco pano e fazia seu vestido bem curto, por necessidade, passavam muita fome. Este comeu rapadura à noite toda. Quando levantava   balançava o Imbuzeiro onde todos armaram suas redes. Pedro e Plinio combinaram que na próxima noite, cada um pegaria seus revólveres e falariam que alí tinha Onça Pintada para ver se Abel não os acordava pela noite. Realmente deu resultado Abel se conteve.
Mas na segunda noite foi Eusebio o criado de Plinio, também quilombola, que pegou uma rapadura e quase a comeu toda, se não fosse Estevão tomar um pedacinho para seu precioso café. Eusébio, passou muita fome, foi comer como ajudante de Plinio. Uma viagem divertida. Como era pelo inverno tinha muito Imbu. Na divisa do Piauí com à Bahia era fartura naquele tempo, requeijão e Imbu erama abundantes.
Quando já voltavam pararam em Rosilho, na Casa de João Mariano, pois era inverno. Logo no dia de uma festa. Todos beberam e dançaram muito. Zezinho, de Moreira filho de Zé Bento, um rapaz bonito, namorou uma linda moça da região, mas no outro dia teve de seguir viagem. Tropeiro não deve se apaixonar por mulher nenhuma, sua vida é viajar pelas estradas poeirentas.
Assim era à vida de tropeira de meu tempo de menino no Piauí.


Nhô Adão XV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?