IMBUZEIRO DO PAU DE COLHER PIAUÍ,

Nhô Adão nasceu em Lagoa, São Pedro, Dom Inocêncio, Piauí. Sua casinha de Pau a pique ficava entre duas veredas. Uma onde jogávamos bichos mortos e outra, que em tempo de chuva, pegávamos água. Acima desta de pegar água. Tinha uma enorme Aroeira onde os Caracarás observavam os pintinhos de Dedé para pegá-los. Mais para um Capão, morro, cheio de Mane Pintos e Marmeleiros tinha um Imbuzeiro.
No ano de 1934/1937 o movimento Pau de Colher que já rendeu livros era medonho. Os “caceteiros”. As notícias eram passadas de forma oral e às vezes aumentadas. Em São Pedro passavam muita gente, por ser um entroncamento, vinha gente da Bahia para São João do Piaui. Uma destas fezes Alvino Soares trouxera, uns soldados, de Teresina para acabar como o movimento. Vinham a cavalo.
Maria Lina avó de Nhô Adão teve se passar as noites com seus filhos debaixo de um Imbuzeiro. Falavam que os “caceteiros” estavam descendo para o Piauí. Mas foi só boato.
Nhô Adão foi ver se o imbuzeiro ainda existia. Existe e firme. Nhozinho conversou com a árvore. Perguntou ao Imbuzeiro se lembrava deste passado? O imbuzeiro disse: que sim. E quantas cobras passaram debaixo dele? Outro sim, várias cobras, muitas. Nhô Adão perguntou se ele imbuzeiro sabia quem foram seus pais que deram a semente. O imbuzeiro respondeu que não sabia de onde veio sua semente, mas achava que foram as cabras que deixaram um caroço de Imbu por lá e ele nasceu entre galhos secos.

O Xamanismo diz: que é possível conversar com árvores. E que elas têm espirito. Quem duvida? Mas para Nhô Adão foi uma experiência formidável.


Nhô Adão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?