VIAGEM PELAS LETRAS E POESIA.

Fiz um belo passio pelo Brasil da poesia romances crônicas e contos. Mais ou menos assim:
No Acre, fui recebido pelo poeta e gramático Araújo Jorge, fiquei alegre. Amazonas, vizinho Estado, Alcides comememos peixe pescado no Rio Negro. De lá pulei para Alagoas tomei uma cachaça com Graciliano Ramos e seu filho Ricardo Ramos. Seguir para Bahia onde Castro Alves me falou dos escravos que tanto os fendeu. Ainda no Nordeste fui ao Ceará de Alencar, Raquel de Queirós, falamos de Iracema de olhos cor de garapa e da seca de 1915. No Centro Oeste DF tive um papão feminino com Ana Reis lembramos dos Candangos construindo a capital do Brasil.

Espirito Santo proseei com Rubem Braga e seus passarinhos do Cachoeira do Itapemirim. Em Goiás me divertir com Cora Carolina e sua vida na fazenda. Voltando para o Nordeste Maranhão de Coelho Neto, Aluízio Azevedo, Gonçalves Dias e Ferreira Gullar. Me sentir em casa. Nasci no Piauí. Mato Grosso Manoel Baros, representou os dois Estados me contou sobre como conseguiu seu ócio poético. Rimos muito afinal somos sagitarianos folgados.

Minas Gerais estive com a também sagiraiana, Adélia Prado e Carlos Drumondo com seu mau humor, mas com poesia em tudo. No Pará estive com um poeta que quase não conhecia, mas por curiosidade trocamos ideias poéticas.  Paraíba de muitos poetas meu papo foi com Lenadro Gomes de Barros poeta do cordel o maior. Pernambuco Gilberto Freire me falou da grande senzala entre outros livros. Zé Dantas cantou volta da Asa Branca com seu Luis Gonzaga poeta sanfoneiro. No Piaui, minha terra, falei Com Da osta e Silva. Assis Brasil. Marcos Damasceno, Adrião Neto, Jorge Mello, Torquato Neto, e Mário Faustino e o estressado Cineas Santos...

Rio de Janeiro, meu amigo Noel Rosa e Vinícius cantaram para mim, com poesia pura foi bom demais. Rio Grande do Norte Auta de Sousa, ainda minha parente, contou-em de soua poesia espiritualista. Fui para os Pampas. Quintada uma Gracinha me recebeu na pensão onde morava e escrevia. É rico verissimo, sagitariano como eu me falou dos Lírios do Campos gostei dos gaúchos. Rondônia, Matias Mendes representou seus poetas. Roraima também tem poesia Dorval Magalhês boa poesia.

Santa Catarina, Cruz de Sousa negro poeta, me falou também da escravidão com sua poesia parnasiana. Esqueci a ordem Paraná de Dalton Trevisan. São Paulo de certa forma minha vida também está ligada. Mario de Andrade e tantos homens e mulheres das letras e poesia. Monteiro Lobato me contou do Sitio do Pica-Pau Amarelo e seus bichos fantásticos.
Volto ao Nordeste Sergipe, de Tobias Barreto, jurista e bom poeta. Tocantins apesar de novo, têm poetas também, poesia está em todo lugar e tempo. Dairan Lima foi com quem conversei.

Foi a viagem mais linda e rica que fiz em sonho


Nhô adão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?