JACOB O SÁBIO DO PIAUÍ SÉCULO XX

Os homens de meu tempo de menino, no nordeste brasileiro, quando iam ver se um rapaz servia para casar com suas filhas fazia o teste da cana. O teste é o seguinte: pegava uma vara de cana e dá o sujeito para chupar, fica observando como ele começa, se chupar pelo lado mais doce não serve. Quando a filha ficar velha pode ser abandonada.
Eu passava no teste, pois começava chupar cana o olho para raiz. Não sei por que, mas antes de saber desta sabedoria popular eu seria aprovado...
Revendo este caso lembrei-me de seu Jacob, um senhor de São Raimundo Nonato, Zona Rural, mas perto da cidade.

 Jacob quando ia casar uma filha perguntava ao cidadão se ele sabia que teria de comprar, sal, açúcar e querosene umas tres vezes.
Chegava deixar o aspirante a casamento meio louco.

 Outra sabedoria de Jacob, era dizer que no mundo existem dois tipos de bobos; o que sabe que é bobo e o convencido que fala bobagens, mas pensa que está no máximo de sabedoria. Pura verdade meu patrício Jacob de saudosa memória.
Como estou lembrando sempre de coisas boas do passado esta fiz, para os filhos e netos de seu Jacob de (Capim Macário. Ou |Galo Branco), faço confusão em qual ele morava.

OãdaniL/AdãolinA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?