BRAVO TROPEIRO MARCOS.

No tempo dos bravos tropeiros do Piauí, Marcos Camilo foi um destes que viajou muito para Canto do Buriti e Itaueira. Levando cal que ele mesmo fabricava, um serviço penoso. Em uma destas incansáveis viagens, quando Marcos ainda voltava o pai havia morrido, ele não chegou nem no dia da ( visita) missa de sétimo dia. Encontrou os irmãos órfãos, uns ainda pequenos. Muita gente quis ficar com alguns dos meninos, Marcos caboclo trabalhador e corajoso, decidiu que não daria ninguém dos irmãos pequenos. Foi duro, nem casar ele podia porque com uma penca de gente, umas moças e meninos, moça alguma queria assumir esta encrenca, casar com rapaz com filhos, ou irmãos.

Marcos um cabra negrão alto e de coragem, era ajudante de um tropeiro fazendeiro de tropas de animais para venda, (Tiago irmão da mulher que vendeu uma terra para Padre Lira, na Fundação Ruralista). Viajavam também para Canto do Buriti até Maranhão. Uma destes lidas foram seguidos por ladrões, Tiago tremeu na base, medo, mas seu companheiro o encorajou. Brincavam que eles mataram estes mal feitores, mas os dois jamais afirmam se foi verdade.
Marcos deixou como todos do sertão do Piauí de ser tropeiro, mora em Olho D` água no município de Dom Inocêncio. Homem de fala mansa e bom camarada.

(Adão Desousalina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?