VAQUIEIRO BAIANO/PIAUÍ DIFERENTE

VAQUEIRO BAIANO/PIAUÍ DIFERENTE.

Dizem que a maioria dos vaqueiros são escravos, tiravam de sorte, de cada quatro bezerros um. 4/1 ou só recebiam em dinheiro e pouco. Mas, veio um homem baixinho dá Bahia, ser vaqueiro de um grande fazendeiro no sudeste piauiense. Este mudou a regra do jogo, escondia bezerros os vende...ndo para outros fazendeiros dá região. Ficou quase rico. Deu para cada filho uma bezerra, mas só uma ficou rica; esta tinha um pequeno problema: era feia ficou sem casar. Um sujeito calculista casou com a moça por causa da riqueza, seu gados e éguas. Acontece que tudo que é ganho por meios ilícitos não dá certo. Este novo fazendeiro foi assassinado para roubarem o dinheiro, este meio esperto, guardava seu dinheiro em casa. Hoje a viúva ainda vive em Dom Inocêncio pobre aposentada.
Este homem baixinho viveu muitos anos. Casou duas vezes e teve casos com viúvas e moças encalhadas o baixinho era uma fera. Contam que certa vez ele enganara um meio vaqueiro espécie de escravo, com uma tirada engraçada: dizia para o pobre homem, que os cachorros estavam com vontade de caçar. É só o cabra sair para caçar ele ficava com a mulher do homem.
No outro dia chegava este, com muitas caças, mas, com chifres; até que deixou a mulher com o patrão bom de cama.
Este baixinho Baiano era tão diferente dos piauienses, que dizia que não podia comer muito para economizar. Quando saia de casa, deixava a farinha escrita seu nome para a mulher analfabeta, não pegar comer! Morreu pobre e com a consciência, imagino, pesada.
São estas as estórias engraçadas do antigo sertão do Piauí.

(Adão Desousalina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?