CARLINDO AJUDANTE DE ALVINO SOARES PIAUÍ, SÉCULO XX.

Carlindo maroto, de Chapada, foi ajudante de Alvino Soares. Viajavam até PIO IX divisa do Piauí Ceará. Alvino foi transferido por brigas políticas. Carlindo gostava do patrão comia do bem e do melhor, coisa que faltava na casa da pobre viúva Maria mãe de Carlindo. Naquele tempo a coisa era feia no sertão melhorou, ainda no governo militar, aposentadoria para velhos e viúvas.
Carlindo fala com modéstia, que só não aprendeu muitas coisas boas com tio Alvino, porque sua cabeça não ajudava. Até acho meu tio uma pessoa inteligente mesmo sem letras. Sabe fazer contas e segurar o seu. Ainda hoje cria seu gado.
Em 2915 foi engraçado, saia eu da casa de Carlindo e é praxe o dono da casa ajudar arrear o animal, um jumentinho da Josefa Temista, uma beleza de animal, manso e estradeiro. Eu estava com mais de 42 anos que não selava um animal outros faziam para mim. Fui cair na besteira de por ele ter 90 anos, perguntar se saberia colocar o freio “bride” no Jumento. Carlindo respondeu-me que era mais fácil eu não saber. Fiquei sem jeito. Tio Carlindo me vigiava nas festas e brigava com meu sem jeito nas tropeadas, mas mesmo assim gosto muito dele.


NHODÃOZINHO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?